Alguns conceitos e definições de termos usados no
tema Qualidade :
Empresa: Organização de seres humanos que
trabalham para ou pela sua sobrevivência, ou de outros seres humanos. Nós
trabalhamos para nos ajudarmos ou porque alguém necessita do nosso trabalho.
A empresa também pode ser definida como qualquer organização que sirva
para atender as necessidade humanas.
Trabalho: O trabalho agrega valores. O valor
do trabalho é proporcional a satisfação de quem necessita deste trabalho
(o cliente). Para aumentar o valor agregado de um trabalho (produto -
resultado de um trabalho), é necessário aumentarmos as características do
produto ou melhorar sua qualidade.
Função: É o tipo de trabalho exercido por
alguém. Numa empresa as pessoas trabalham exercendo funções. Segundo
alguns gurus da qualidade, existem 5 tipos de funções numa empresa:
operacionais, de supervisão, de gerência, de assessoria e de direção.
Essas 5 funções podem ser divididas em dois grupos: gerênciais e
operacionais.
Cargo: É a posição de um indivíduo na
hierarquia de uma empresa. Várias pessoas em cargos diferentes pode ter a
mesma função, ou uma pessoa ter um cargo e exercer várias funções. Os
cargos podem mudar conforme o organograma da empresa.
TQM: Organização com ênfase na qualidade
total. Ações gerênciais são tomadas para qualidade: planejamento da
qualidade, manutenção da qualidade e melhoria contínua. Estabelecer novas
metas e padrões de trabalho (processos) baseados nas necessidades dos
clientes, garantir o cumprimento dos padrões (processos) atuais de trabalho,
garantir a qualidade atual e descobrir as novas expectativas dos clientes,
respectivamente.