Motores Alternativos de Aeronaves - 16 |
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Pinos do pistão | ||||
O pino
do pistão une o pistão a biela. É usinado na forma de tubo , de
aço-níquel, forjado, cementado e retificado. O pino do pistão é,
algumas vezes, chamado de pino de punho, devido à similaridade entre os
movimentos relativos do pistão e da biela com os do braço humano. O pino
do pistão usado nos motores de aeronaves modernas são do tipo
completamente flutuante, assim chamados porque o pino está livre para
girar nos mancais, tanto do pistão quanto da biela.
O pino do pistão tem que ser contido para evitar riscas nas paredes do cilindro. Nos motores primitivos, molas helicoidais eram instaladas nas ranhuras dos pinos do pistão em cada extremidade. A prática corrente, é instalar um bujão de alumínio relativamente macio, nas extremidades dos pinos, para proporcionar uma boa superfície de mancal em contato com as paredes dos cilindros. |
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Anéis de segmento | ||||
Os anéis de segmento evitam o vazamento de gases sob pressão e, reduzem ao mínimo, a infiltração de óleo na câmara de combustão. Os anéis se ajustam às ranhuras do pistão, mas se expandem para fazer pressão sobre as paredes dos cilindros. Quando lubrificados adequadamente, os anéis constituem um selo efetivo de gases. | ||||
Fabricação dos anéis de segmento | ||||
A
maioria dos anéis de segmento são fabricados com ferro fundido de altos
teores. Após a fabricação, eles são retificados para o corte
transversal desejado. Eles são então selecionados, de forma que possam
deslizar sobre a face externa do pistão e nas ranhuras, as quais são
usinadas nas paredes dos pistões. Uma vez que seu propósito é vedar a
folga entre o pistão e a parede do cilindro, o suficiente para torná-lo hermeticamente
fechado. Eles devem exercer pressões iguais em todos os pontos das
paredes dos cilindros, e um fechamento hermético contra os lados das
ranhuras dos anéis.
Ferro fundido cinzento é freqüentemente mais usado na fabricação de anéis de segmento. Contudo, muitos materiais têm sido tentados. Em alguns motores, são usados anéis de aço macio cromado na ranhura superior de compressão, porque esses anéis resistem melhor às altas temperaturas presentes nesse ponto. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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