Motores Alternativos de Aeronaves - 28 |
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Ciclos de operação | ||||
Existem
dois ciclos de operação de uso geral: (1)
ciclo de dois tempos; e (2)
ciclo de quatro tempos. Os
motores de dois tempos há muito desaparecidos do cenário da aviação, não
será aqui discutido. Como o próprio nome sugere, os motores de dois
tempos requerem apenas um movimento para cima e um para baixo, para que o
êmbolo complete a série de eventos requeridos dentro do cilindro. Dessa
forma, o motor completa o ciclo de operação com uma rotação do eixo de
manivelas. A maioria dos motores alternativos de aeronaves operam com o
ciclo de quatro tempos, às vezes chamado de ciclo Otto. O nome do seu
descobridor, um físico alemão. Os motores de quatro tempos apresentam
muitas vantagens quanto ao seu uso em aeronaves. Uma das vantagens é que
ele presta-se prontamente para alta performance através de
supercompressor. |
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Ciclo de quatro tempos | ||||
Na
discussão seguinte à operação dos motores com ciclo de quatro tempos,
deve ser percebido que, a relação entre a distribuição de ignição e
a abertura das válvulas, varia consideravelmente entre diferentes
motores. Muitos
fatores influenciam a distribuição de um motor específico, e o mais
importante é que as recomendações do fabricante a esse respeito sejam
seguidas na manutenção e revisão geral. A distribuição de ignição e
a abertura das válvulas são sempre especificadas em graus, com relação
ao eixo de manivelas. Nos
parágrafos seguintes, o tempo de cada evento será especificado em termos
de graus em relação ao eixo de manivelas, no tempo em que o evento
ocorre. |
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Tempo de admissão | ||||
Durante o tempo de admissão, o êmbolo é puxado para baixo no cilindro, através da rotação do eixo de manivelas. Isso reduz a pressão no interior do cilindro e provoca um fluxo de ar na pressão atmosférica através do carburador, que mede a quantidade correta de combustível. A
mistura ar/combustível passa através das tubulações de admissão, e da
válvula de admissão para os cilindros. A quantidade ou a carga da
mistura ar/combustível depende da abertura da manete de aceleração. A
válvula de admissão é aberta muito antes do êmbolo atingir o ponto
morto superior no tempo de escapamento, de modo a provocar a entrada de
maior quantidade de carga ar/ combustível no cilindro, aumentando dessa
forma sua potência. À
distância antes do ponto morto superior em que a válvula pode ser
aberta, está, contudo limitada por vários fatores; tal como a
possibilidade de que os gases quentes remanescentes do ciclo anterior
retornem pela tubulação de admissão e sistema de indução. Em
todos os motores de aeronaves de alta potência, as válvulas de admissão
e escapamento estão fora de suas sedes no ponto morto superior, no início
do tempo de admissão. Conforme mencionado acima, a válvula de admissão
abre antes do ponto morto superior no tempo de escapamento (avanço de válvula).
Esse tempo é denominado claro de válvula, e é projetado para ajudar na
refrigeração do cilindro, internamente, por meio da circulação da
mistura ar/combustível que está fria na admissão, para aumentar a
quantidade de mistura introduzida no cilindro e para ajudar na expulsão
dos sub-produtos da combustão. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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